quinta-feira, 11 de setembro de 2014

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

          AGRADECIMENTOS


          A Equipe Gestora da Escola 29 de Junho agradece o empenho dos professores e alunos pelo sucesso da 4ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.
          Muito obrigado as pessoas que contribuíram para a realização do projeto na escola em 2014.
Tivemos convidados ilustres como o senhor Perotti e o prefeito de Paranatinga senhor Vilson Pires,
conversando e contando aos alunos como era a cidade de Paranatinga há 40 anos atrás.
          E com as historias contadas, os alunos desenvolveram textos com gêneros definidos em Poemas, Memórias Literárias e Crônica. Desta maneira foram selecionados três textos na escola, sendo um por gênero trabalhado na escola, para uma disputa municipal entre todas as escola que há no município.
          A escola teve o privilégio de ter um texto classificado para a etapa estadual, com o gênero Crônica. Resultado inédito na escola, pois nenhum aluno ainda havia conseguindo chegar a etapa estadual. A escola começa obter resultados dos trabalhos que veem sendo desenvolvidos na parte pedagógica.

Textos classificados na escola:

POEMA
Título: MINHA CIDADE
Aluno: THAIS CAMPOS RIBEIRO
Professora: JEANE MARQUES FERREIRA

MEMÓRIAS LITERÁRIAS
Título: MEU TEMPO DE CRIANÇA
Aluno: PAULA GARCIA DOS REIS
Professora: VANESSA SIMÕES LEITE

CRÔNICA
Título: UM DIA DEPOIS DO AMANHÃ
Aluno: FERNANDO NUNES GARCIA
Professora: VANESSA SIMÕES LEITE

      Para que todos tenham conhecimento do texto classificado para a etapa estadual, a crônica escrita por Fernando Nunes Garcia, segue abaixo:



Um dia depois do amanhã

        Era madrugada, quando começou a chover torrencialmente já fazia dias que não chovia, e estava tão quente ultimamente que como dizia os antigos dava até para fritar ovos no asfalto. E eu pensando de ir lá ao centro da cidade, mas o velho carro havia estragado, então decidi esperar um pouco essa chuva passar, mas ela cada vez ficava mais forte e constante.                                                                                                                                                                        
       E agora o rio havia transbordado e não tinha como passar para o outro lado, minha mãe desesperada. A enchente seguia com tal velocidade em direção a minha casa que me arrepiava, e eu fui ver o que estava acontecendo lá fora, os vizinhos desesperados tentando salvar as suas coisas.
      Então lembrei-me do Lulu, estava na casa da minha tia que ficava do outro lado da ponte, fui no meio da rua, peguei meu celular para ligar para ela, olhei lá em cima do muro tinha um ‘’doidão’’ todo sujo barba pegando no peito,gritando:

      -Sou profeta de Deus! E estou mandando essa enchente! CABUM!!! CABUM!!! 

     Mas veio uma onda tão forte que bateu no muro e desequilibrou o senhor levando ele embora na enchente arrebentando nossos corações que já estavam sangrando de tanto sofrimento, ele ficou estirado agarrado num galho de árvore pedindo por Socorro! Socorro! Surpreendi-me vendo aquela cena, mas não podia fazer nada, porém havia dois policiais à paisana no posto de gasolina e acabaram vendo e com muito custo conseguiram salvar ele, me deu um alívio nesse instante.

     Tão espantado com o que estava acontecendo, não conseguia decidir quem eu podia ajudar, vinha mil coisas em minha cabeça, minha mãe, meu cachorro Lulu ou as pessoas, mas de repente abriu um clarão e um arco-íris no horizonte diante desse caos.

 Imagens do trabalho desenvolvido na quarta edição da olimpíada em 2014.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

não deixar mensagens que possam denegrir a imagem da escola.